Miami – Durante o jantar de premiação do Programa para América Latina 2024, o Wilson Center lançou o Prêmio Lovejoy para Liderança em Conservação Ambiental na América Latina, homenageando o legado de Tom Lovejoy, um visionário conservacionista e defensor da preservação das florestas tropicais.
“Este prêmio é uma homenagem ao seu papel como biólogo, acadêmico, formulador de políticas e educador, lançando sementes para a próxima geração de líderes ambientais”, declarou a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva. “Lovejoy dedicou sua vida a salvar as mega florestas e ao planeta, reforçando, sobretudo, a Amazonia no mapa internacional da conservação.”
No jantar de gala do Wilson Center, em Miami, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na Costa Rica, Anne Slaughter Andrew, destacou o impacto potencialmente transformador de empoderar jovens líderes ambientais em toda a América Latina, uma região que tem experimentado uma rápida perda de biodiversidade e onde a preservação da Amazônia é fundamental para conter o aquecimento do planeta.
“Estamos profundamente gratas ao Wilson Center por estabelecer o Prêmio Lovejoy em homenagem ao legado de nosso pai”, afirmaram em comunicado as filhas do Dr. Lovejoy, Elizabeth, Katherine e Anne. “Ele ficaria profundamente honrado. Papai se dedicou a ensinar e a ser mentor dos outros, sempre se esforçando para multiplicar seu impacto investindo tempo nas gerações futuras de cientistas da conservação e formuladores de políticas ambientais. É particularmente significativo que este prêmio seja concedido a jovens que estão fazendo uma diferença significativa nos esforços de conservação na América Latina”.
O Prêmio Lovejoy reconhece líderes emergentes com menos de 40 anos comprometidos com a conservação ambiental na América Latina, incluindo Brasil e Colômbia. Os premiados incluirão formuladores de políticas, cientistas, jornalistas e líderes da sociedade civil que estão moldando as políticas públicas. O comitê de premiação é composto por membros de destaque da comunidade de conservação e políticas públicas, entre eles o ex-secretário de Estado dos EUA, John Kerry, Wade Davis, Cristián Samper, Avecita Chicchón e representantes da família Lovejoy, entre outros.
Os premiados receberão US$ 10.000 e serão nomeados Fellows do Wilson Center, o que lhes permitirá passar um tempo em Washington DC para participar de pesquisas e atividades do Wilson Center, aproveitar oportunidades de mentoria e aprofundar suas relações com líderes globais em conservação em instituições dos Estados Unidos e internacionais. Isso inclui a Universidade de Yale, onde o Dr. Lovejoy, conhecido como o “padrinho da biodiversidade”, apoiou a Escola de Meio Ambiente de Yale.
Contato: Facundo Robles
Mail: Facundo.Robles@wilsoncenter.org
Latin America Program
The Wilson Center’s prestigious Latin America Program provides non-partisan expertise to a broad community of decision makers in the United States and Latin America on critical policy issues facing the Hemisphere. The Program provides insightful and actionable research for policymakers, private sector leaders, journalists, and public intellectuals in the United States and Latin America. To bridge the gap between scholarship and policy action, it fosters new inquiry, sponsors high-level public and private meetings among multiple stakeholders, and explores policy options to improve outcomes for citizens throughout the Americas. Drawing on the Wilson Center’s strength as the nation’s key non-partisan policy forum, the Program serves as a trusted source of analysis and a vital point of contact between the worlds of scholarship and action. Read more
Brazil Institute
The Brazil Institute—the only country-specific policy institution focused on Brazil in Washington—aims to deepen understanding of Brazil’s complex landscape and strengthen relations between Brazilian and US institutions across all sectors. Read more